sábado, 25 de abril de 2015

DEPOIS DE QUASE 30 ANOS, MANDANTE ( OU ASSASSINO?) DO EX PREFEITO MIRO VAI A JURI POPULAR.

Foto: Ted Ribeiro.




Depois de quase 30 anos, finalmente, Aureliano Francisco de Oliveira, vulgo Lelinho, o mandante (ou assassino?) do Prefeito de Jitaúna, Claudemiro Dias Lima, vai a Jurí popular no próximo dia 28 , as 08h no fórum de Itabuna.
Miro  foi covardemente assassinado numa emboscada em frente a Prefeitura Municipal de Jitauna, numa noite de 16 de janeiro de 1986.
Na época o crime causou repercussão em âmbito nacional, devido a forma brutal como aconteceu e a popularidade do Prefeito, de apenas 49 anos, que deixou viuva, 5 filhos e uma Cidade inteira abalada e intranquila.
Lelinho, tem uma vasta ficha criminal e  encontra-se preso  na Penitenciaria II de GUAREI ESTADO DE SÃO PAULO em virtude do mandado de prisão preventiva de 10 de setembro de 1996, nos autos nº 011/96 fls 522ª 524 crime art 121.
Além do Crime do Prefeito de Jitaúna, o Réu tem condenação no município de Jitaúna processo 0000012-97.1996.805.0144, onde foi Vitima o Sr. ANTONIO FELIX SOBRINHO JUNIOR, foi condenado pelo júri popular a 09 (nove) anos de reclusão em 17 de Outubro de 1986. O criminoso ficou foragido da justiça por exatos 27 anos sendo preso em São Paulo no dia 20 de janeiro de 2013. 
Para preservar a ordem,  a comarca de Jitaúna pediu o desaforamento do processo para a comarca de Itabuna.
O crime já está preescrito e deve ser extinta a punibilidade mas,  a  sociedade baiana terá oportunidade de fazer justiça e não permitir que crimes brutais como este se tornem impunes.
Será que a justiça não será feita contra o assassino de um dos Prefeitos mais querido de Jitaúna? Lelinho foi o assassino ou o mandante do crime? Quem deu cobertura a Lelinho? Existiu realmente o tal " consórcio/caixinha" para cobrir a despesa de quem tirasse a vida de Miro? Qual motivo teria Lelinho de tirar a vida do Querido Prefeito já que, ao menos que se saiba , ele não tinha nenhuma desavença com o mesmo? Quanto custou a vida de Miro? 
Será que no dia 28 teremos essas respostas?
O que se sabe é que até hoje Miro é lembrado com muito carinho não só pela sua Família mas pela Cidade inteira que se sentiu meio orfã quando viu, naquela noite, em frente a Prefeitura, a sua grande esperança de mudança ir embora, à tiros, a sós.
Emocionados e saudosos, os seus filhos, Nara Lima, Neta Lima, José Ferreira  e Claudemiro Dias Lima tem convocado, atraves das rede sociais, amigos que se disponibilizem e que se sensibilizem com o caso, para que compareçam a Comarca de Itabuna para acompanharem de perto o processo de julgamento.

O réu foi enquadrado, dentre alguns dos Artigos do Código Penal, em especial:
Art. 121. Matar alguém:

Homicídio qualificado
§ 2° Se o homicídio é cometido:
I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;
IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido;

Nenhum comentário:

Postar um comentário